setembro 08, 2010

Pela Legalização

Uma das mais antigas e importantes lutas feministas é a luta pela legalização do aborto. Antes de decidir se você é contra ou a favor, antes faça uma cuidadosa, profunda, generosa e sensível análise deste dilema. Não adianta muito entrarmos no âmbito das questões fundamentalistas, convencionais, morais e etc, etc que a nossa sociedade muito hipocritamente defende.
Políticas públicas devem ser pautadas em consonância com o Direito e a Justiça. E aí sim, veja bem, o debate se faz necessário. O que é justo para você? Será que o mesmo é justo para mim? Quando se trata de políticas públicas devemos pensar no coletivo, não no individual. Particularmente, eu não faria um aborto. E eu não faria por um monte de motivos que, no parágrafo anterior, considerei irrelevantes. Entretanto, esta é uma escolha minha e que pode mudar, inclusive.
Mesmo assim, sempre levantei minha voz em favor desta causa. Sou a favor de uma vida livre para as mulheres. Assim como nenhuma mulher deve ser impedida de ser mãe, nenhuma mulher deve ser obrigada. Sempre achei estapafúrdia a lei que permite o aborto nos casos de violência sexual. É de uma hipocrisia sem tamanho! Quer dizer que tirar o feto resultante deste tipo de relação é moralmente aceito, enquanto que tirar um feto por qualquer outro motivo (sem querer banalizar, é claro) é um assassinato? Pelo amor de Deus!
Se você concorda comigo, levante essa bandeira pela legalização do aborto com restrições de idade da criança e condições sociais de vida. Pela legalização do aborto principalmente pela abolição da prática clandestina, que já vitimou inúmeras mulheres Brasil afora e das más execuções desta. Quando a sociedade tirar da cabeça que a simples legalização do aborto não vai fazer deste uma rotina (Por favor! Abortar não deve ser nem um pouco prazeroso!), talvez respeite esse dilema pelo qual somos todos responsáveis subjetivamente. Pela legalização, pelas garantias sociais, pelo respeito.

Um comentário: